PROSÓDIAS

FACEBOOK

FESTINA LENTE PELO MUNDO

Map

BO ! (aramaico)

junho 16, 2008

O título? Ora, títulos...

Eis uma bela estrofe de poema, do José Régio, cujo título não importa aqui.
Digamos que seja de domínio público. Defeco e caminho para títulos, aliás.
E, aliás, não é o caso do título do poema, apenas dispensável neste caso:

(...) "Ah, que ninguém me dê piedosas intenções !
Ninguém me peça definições !
Ninguém me diga: "vem por aqui" !
A minha vida é um vendaval que se soltou.
É uma onda que se alevantou.
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou,
-Sei que não vou por aí !

10 comentários:

Marco Antônio de Araújo Bueno disse...

Marco,

Acredito que deva, sim, levá-la adiante. No mais, o que você tem a perder?

Não há trabalhos semelhantes no front. Logo, não há o risco de comparações.

Mesmo que sua tese esteja incompleta ou falha, haverá sempre o atenuante da matéria inexplorada que você está abordando. És um desbravador. Vá em frente!

Eu faria assim.


Abraços,
Wilson Gorj

Escritor e microcontista do site "O Muro" e do jornal "O Lince", autor do livro "Sem Concos Breves"

Anônimo disse...

Caro amigo Carrero, espero que a minha "DDD" não evolua para uma hérnia de disco como a minha decisão sobre levar minha tese à defesa em 20 de Agosto próximo está "evoluindo" para, em face de tantos fatores de inviabilização, uma posição "política" de recusa por desagravo. EStou solidário e estimo sua plena recuperação. A propósito, gostaria que soubesse que intervenções cirúrgicas, neste tipo de quadro, vêm sendo substituídas por "bloqueios" e novas técnicas menos invasivas de intervenção; ambulatoriais, inclusive.
Grande abraço! (resposta ao escritor pernambucano que, em decorrência de uma hérnia de disco, ficará "de molho" por seis meses. Ele lamenta, pelo site site "Plaxo Pulse", sua ausência em minha banca. Vide "comment" no meu wwwaraujobueno.blogspot.com)

Marco Antônio de Araújo Bueno disse...

Estou com problemas de saúde, hérnia de disco, e impedido de viajar, pelo menos, nos próximos seis meses.
Uma pena.
Abs de Raimundo Carrero

{Escritor pernamcucano autor do conto "Nada" publicado na "Antologia dis Contos Mínimos".Tal conto, segundo o microcontista Luiz Arraes,em "Tentando entender Monterroso" é que mereceria ser tido como o mais curto conto jamais escrito. Vide fragmento II da minha tese de doutorado(Unicamp/2008): "Brevidade e Epifania na Micronarrativa Contemporânea" que, uma vez aprovada no exame de qualificação em 13 de Maio de 2008, não pode ser levada à defesa em 20 de Agosto, já que, esgotados os contatos com Modesto Carone, Silviano Santiago, Andrea Hossne, Ana Paula Pacheco, Olgária Matos, Viviana Bosi,Yudith Rosenbaum, Samuel Titã Júnior, Paulo Franchetti, Nádia Battella Gotlib, Cleusa Rios, confirmam presença até este momento (24/06 - apenas 15 dias antes do prazo para entrega do material na secretaria de pós -graduação da FE da Unicamp)oo Profs Drs Wander Mello Miranda (UFMG e CNPq) e Fernando Paixão (USP), além do membro titular interno e coordenador da pós da FE - Prof.Dr. Silvio D. Gallo. Não há nomes para suplência de membros internos nem externos à Unicamp.}

1:17 PM

Marco Antônio de Araújo Bueno disse...

Caro amigo Carrero, espero que a minha "DDD" não evolua para uma hérnia de disco como a minha decisão sobre levar minha tese à defesa em 20 de Agosto próximo está "evoluindo" para, em face de tantos fatores de inviabilização, uma posição "política" de recusa por desagravo. EStou solidário e estimo sua plena recuperação. A propósito, gostaria que soubesse que intervenções cirúrgicas, neste tipo de quadro, vêm sendo substituídas por "bloqueios" e novas técnicas menos invasivas de intervenção; ambulatoriais, inclusive.
Grande abraço!
{Mensagem de boas vindas postada no meu Plaxo Pulse em 24/Junho

Marco Antônio de Araújo Bueno disse...

Marco, como vai o senhor?
Possível que um email tenha se perdido nos anti-spams da vida, pois faz tempo que não lia algo seu. De qualquer forma, por aqui estou perdido em mil afazeres e mudanças pessoais, por isso tenha ficado um pouco fora do ar e lido menos ainda.

Agora, sobre sua coragem: sim, acho corajoso lidar com um tema tão contemporâneo num doutorado, ainda mais numa instituição aparentemente tradicional. Na própria UFRGS não foi fácil conseguir lidar com o tema e, agora, não acho quem queira me orientar no doutorado. Só não entendi, se vais adiar a a defesa ou abandonar o estudo, o que não acredito. Se vais adiar, acredito que seja solução natural e inteligente, agora abandonar tal estudo não me parece adequado, precisamos desbravar essa mundo da teoria literária.

Até confesso que, particularmente, não sou fã dos minicontos, não acho que seja o melhor gênero que exista, etc. Ainda prefiro um bom romance do que um livro de bons minicontos, mas isso não impede que me interesse por algo tão contemporâneo, tão efervescente e, até, tão popular. Não achas?

Um abraço,

Marcelo Spalding

7:58 PM

Marco Antônio de Araújo Bueno disse...

Marco,
não se preocupe com o que está acontecendo agora, porque tudo isso só vai somar na sua literatura, vc vai sentir nas próximas coisas que criar.
Não é o seu caso, mas pra mim uma separação tá me fazendo criar um livro!
Pra vc, é só uma separação do tempo que está adiando o seu sonho já embrulhado no papel,mas não se preocupe pq essa espera em que estamos por vc, quando o desembrulharmos valerá muito mais que o agora, pensa nisso!
Tô lhe falando de coração
BJS da Fátima

Marco Antônio de Araújo Bueno disse...

Roberto Amaral Jun 28, 2008

Marco,
esforce-se por concluir seu doutorado, não dê esse prazer para os enrijecidos policialescos epistemológicos de plantão. Lembre-se: o seu doutorado não é só seu, mas de todos aqueles e aquelas que lhe querem bem e o admiram (entre estes últimos, incluo-me). Portanto, cumpra essa etapa, supere-a e vamos fazer literatura!
Grande abraço.

{ Do PLAXO PULSE : Grupo "Madeleines e Brevidades Arteofício"}

Marco Antônio de Araújo Bueno disse...

Lamento que o tenha obstado o êxito acadêmico a intolerância e incompreensão da chatice pergaminhada de nosso parvo e nulo século literário.
O Sr, co´a altivez e sobranceria de seu delicado estro, tem o fatalismo dos authores póstumos. A vulgaridade e platitude dos tempos
coevos alcançaram jamais o latitudinário horizonte que a sua arte descobre.
O seu inédito Poema está a salvo comigo, creia. Breve lhe tecerei sucinto encômio. Recentemente postei uma página em meu humilíssimo ubipater que torno a dedicar a ti, intitula-se " Surungo do Bragal". Espero que a aprecie seu soberbo gosto para as cousas d´Arte.

Amplexi tibi tuorum

Wagner

{O escritor Wagner Souza cultiva os arcaísmos e uma relação naturalmente "mystica" com a linguagem que vem "esculpindo" ao sabor do gongórico em seu site "Ubi Pater". Venho mantendo com a escrita dele uma desafiadora tertúlia e-pistolar, que será objeto de atenção especial, oportunamente. o poema a que se refere é o "Mea Culpa", preservado inédito, remete à leitura, quando solicitado)via ilustração neste blog (desenhos do Kafka no museu em Praga, nas redondezas do castelo sobre qual escreveu}

Marco Antônio de Araújo Bueno disse...

(...)o último poema que o Marco nos mandou. Eu percebi uma tristeza no que o Marco escreveu,talvez se jogou de corpo e alma no poema; eu senti da parte dele uma vontade de chegar, mas o obstáculo era muito pesado para aquele dia...Talvez no próximo poema que o Marco nos mande se abra um sol escaldante que irá aquecer a veia do seu coração tão precisante de mormaços verdadeiros e de palavras leves, eu espero.desculpa Marco se não interpretei o seu poema como ele mereça, mas foi isso que senti; uma imensa tristeza naquele dia que lhe brotava por todos os poros.Mas o triste tb cria e o achei profundo demais, aliás o triste só o enfeitou.
Fátima Prado

{A colega escritora do "TURMA3" refere-se, aqui, ao poema "Meua Culpa", ainda não postado neste blog e que não nem rigorosamente nada a ver com a situação acadêmica, muito menos com o poema de José Régio. Trata-se,ao contrário, de um desses poemas que nascem "prontos", de extração onírica (a cena que descreve é absolutamente fiel ao conteúdo manifesto de um sonho)e na eminência de enviar poemas para o "Off-Flip". Grato à sensibilidade da Fátima, em todo caso.}

Marco Antônio de Araújo Bueno disse...

Apesar de eu ser um outsider da academia, acho que pelo investimento de tempo e esforço que você dedicou é uma pena não ter ido adiante com sua tese!

Acho que vale a pena tentar mais uma vez, quem sabe por outros caminhos, não acha?

Grande abraço,
Carlos Seabra

{Seabra trabalha com EAD e tecnologia de ponta e é autor de "Haicais e Que Tais" e do e-book "E-pifanias", veiculado pela Minguante.com, revista internacional de micronarrativas)