PROSÓDIAS

FACEBOOK

FESTINA LENTE PELO MUNDO

Map

BO ! (aramaico)

agosto 16, 2007

Epifanias (Joyce/ Lacan) & micronarratividade

2 comentários:

Marco Antônio de Araújo Bueno disse...

Caro Marco Antônio, demorei um pouquinho para responder visando arrumar um jeito de ser-lhe útil. Não consegui e sei que será muito difícil, nesse momento em que uma pilha de artigos já atrasados não me deixam aceitar novas tarefas, por mais interessantes que sejam, como a sua proposta. Sinto. Grande abraço, Jorge


Jorge Forbes

Al. Casa Branca, 851 conj. 81

01408-001 São Paulo - SP

tel/fax: 55 11 3086-1682

jorgeforbes@uol.com.br

www.jorgeforbes.com.br

- Mostrar texto das mensagens anteriores -
----- Original Message -----
From: Marco Antônio de Araújo Bueno
To: jorgeforbes@uol.com.br
Sent: Friday, August 10, 2007 7:58 AM
Subject: Conjecturas & perspectivas



Estimado Jorge, fiquei em palpos de aranha com meu doutorado. Entraves metodológicos: não foi possível coletar relatos oníricos de Cervantes (a serem cotejados com os de Kafka, deste sim...colhi 50 relatos), de Goya e S Kubrick (nada de ambos, para que pudesse examinar, comparativamente, concomitantes elaboarações oníricas, estabelecido um corte temporal, cujo divisor seria o advento das novas mídias e respectivas imagísticas, dentro daquela perspectiva benjaminiana) e de R. Descarte (só o sonho do 'Cógito' !) com Sartre, via fontes primárias. Engavetei o projeto e, tendo em vista uma possibilidade de extender o prazo para a qualificação, desejo trabalhar as micronarrativas literárias, à luz de categorias lacanianas como "La parole pleine" e, muito especialmente - o Tempo Lógico.
Estou anexando 9 microcontos (segundo 3 parâmetros; o menor tem 40 caracteres com espaço e a maioria tem 10 palavras) para ver se, em lhe causando alguma palpitação, possa lhe suscitar algum palpite, do tipo: "Isso dá samba!", ou "Não misture conhaque de alcatrão com catraca de canhão"; ou.."vá fundo,cara"!. Neste caso, peço-lhe algumas sugestões, bem específicas, de busca em Lacan, além das já consagradas.
O fundamental em narrativas muito breves (começa lá em Novalis) é que haja narratividade. Do contrário, é aforismo, máxima, frase, etc. Pressupõem voz narrativa, algum recorte no tempo/espaço, e uma ação (pressuposta, às vezes) que arrebate o leitor em "nocaute", e não "por pontos" como em novelas e romances.
Segue também minha biografia literária e um conto não tão breve. É que este documento
era para o site Cronópios, para o qual passo a escrever. Sei que este apelo parece o tal telefonema das três da madrugada. Portanto, esteja à vontade para declinar. É que, com tão pouco prazo e tamanha pressão para não deixar um segundo doutorado...inconcluso, ocorreu-me, naturalmente, buscar o auxílio de alguém que conciliasse inventividade com lastro canônico; então: Jorge Forbes.
Um grande abraço


{Acima,algo dos trâmites psicanalíticos/literários da nova proposta em meu doutorado(Unicamp), que tomam os microcontos como base de experimentação. Tudo, como se vê, ainda muito embrionário}
--

7:52 PM

Marco Antônio de Araújo Bueno disse...

O an�ncio do final do meu impasse metodol�gico com o projeto de doutorado (uma esp�cie de Projeto III, que concilia literatura e psican�lise de escola francesa (j. Lacan)coincide com a satisfa�o de dou aos leitores do que foi "engavetado" e a minha satisfa�o pessoal com o "Festina Lente" que comemora seu registro de leitura n�mero 1.000, aproximadamente. Efeito "romariza�o", pop, para trincar e remexer o ran�o academicista; residual. Salve!