Google+ Badge

PROSÓDIAS

FACEBOOK

FESTINA LENTE PELO MUNDO

Map
Loading...

Follow by Email

BO ! (aramaico)

abril 01, 2010

LACAN, J.FORBES MINHA QUESTÂO SOBRE O 'REAL" NA SEGUNDA CLÍNICA

"Sábios nos encantam e estúpidos nos cansam. Os meios digitais apenas ampliaram o poder de ambos mas a escolha de quem ouvir ainda é nossa"(Jorge Forbes em "Jacques Lacan e a psicanálise do século XXI", transmitido ao vivo pela internet pela cpfl, com o Dr. Marco Antonio no ar)

http://www.cpflcultura.com.br/video/integra-jacques-lacan-e-psicanalise-do-seculo-xxi-jorge-forbes [Entre os 101 e os 107 minutos finais, reservados às perguntas ao conferencista]

Este post buscar colocar em relevo um ponto crucial na Segunda Clínica de Jacques Lacan onde, ao contrário do que afirmava antes sobre o Registro do Real (que 'não tem fissuras', seria inapreensível, exceto pela experiência do psicótico, 'foracluído' da órdem simbólica, coextensiva à linguagem), vem a confirmar que (...) 'Há furos no Real", em seu Seminário XXVII - "Sinthome".
Minha questão ao colega Jorge Forbes alude à idéia de Epifania (tal como é posta por Joyce, no sentido laico) e incorpa a argumentação de minha tese de doutorado "Brevidade e Epifania na Micronarrativa Contemporânea" (Unicamp/2008)
Postar um comentário