PROSÓDIAS

FACEBOOK

FESTINA LENTE PELO MUNDO

Map

BO ! (aramaico)

janeiro 15, 2010

CONVERSA COM OS AUTORES DO FUNDAÇÃO


3 comentários:

Marco Antônio de Araújo Bueno disse...

Agradeço ao Giglio do www.meiapalavra.com.br e www.blog.meiapalavra.com.br, a acurada apreciação que fez dos contos do Portal Fundação. Inteligente, respeitosa e perspicaz.Quanto aos meus contos:

"Deslocalidade; Eu?; e O Preto, Marco Antônio de Araújo Bueno

Os textos de Marco Antônio Bueno também demonstram um estilo característico. Deixando de lado "Eu?", que não se enquadra bem no gênero, pode-se dizer, de modo geral, que os outros dois apresentam perspectivas não-humanas, ou que transcendem o humano, pós-humanas. A linguagem, nesses casos, é empregada de forma precisa e densa, numa tentativa de delimitar uma experiência que não se define diretamente, que está encoberta por uma camada de estranhamento e incompreensão. Seus personagens lidam com o rompimento com as normas, um desajuste essencialmente interno, mas que é captado como um comportamento errante ou rebelde, que ao mesmo tempo os afasta e coloca-os em choque com sua condição.

Marco Antônio de Araújo Bueno disse...

Agradeço ao Rober Pinheiro a resenha que fez dos dezessete narrativas publicadas em Portal Fundação. Quanto aos meus contos, algo parece distá-los, ao olhar atento do especialista, do que seja mais comezinho na FC brasileira. O "E?",sci-fi não é; pura provocação. É Fantasia. Mas os demais o são. Osso duro de roer, isso dos cânones demasiado prescritivos. Não consigo salpicar ETzinhos aqui e máquinas do tempo acolá. Seria a pregnância do maistream?

"Os contos “Deslocalidade”, “Eu?” e “O prelo”, de Marco Antonio de Araújo Bueno, se destacam pelo modo com são narrados, embora eu tenha tido dificuldade em associar qualquer coisa de ficção científica nos três. Mesmo assim, muitíssimo bem escritos."

Marco Antônio de Araújo Bueno disse...

Curioso isso - dois resenhistas concordam, minimamente sobre o conto "Eu?", que não é sci-fi. E ambos não lêm o título correto do conto "O PreTo". É 'Preto' mesmo, não "preLo". EStá bem nítido no íncide do volume e no alto, em caixa alta, do próprio conto. E o protagonista tem a alcunha de preto, é deignado por 'preto' e há, inclusive, uma consideração do narrador sobre a "Síndrome do Ultravioleta" para que não se confunda "(...)com a quantidade de melanina dele", o preTo. Curioso, isso.