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novembro 01, 2009

"Eu?"-Conto (Fantasia) selecionado para P.FUNDAÇÃO

Eu?

Por Marco Antônio de Araújo Bueno


Me? Se me virem fazendo barulho é que deu briga. Tenho pouco tempo pra estar nas coisas que não prezo muito. Só queria meu lápis vermelho, por fora, que por dentro tem meu traço da infância. Pencil, pensei – o veneno dele vinha do grafite e eu deixei perder tudo numa aulinha, num lanchinho do curso de inglês. Vim buscar o meu costume de sempre, só. E topo com esse turbilhão na idéia. Não entendo a filosofia dessas pessoas, querendo sempre o mesmo feijão, de tempero igual. O jeito de fazer o tempero muda sempre, mas não comem o jeito, mandam o mesmo requentado goela adentro para ficarem parecidos com eles mesmos. Quase derrapo nesse erro. O lápis trazia meu traço de infância. Procurei até ficar nervoso e vir aqui, e, aqui, entendo que outro lápis pode dar em outro jeito de infância, que esta não muda nunca. Um distanciamento, uma maturidade sobre as mesmas paisagens; fiz meu trabalho, ficou bom sim, mas quero meu vermelhinho, meu talismã. Estou desprendido dele agora e ele ficará à vista, num pote grande, de grandes pincéis inúteis. E como a infância não desgruda de mim, essa barulheira toda é para marcar uma mudança de tela, para jogar umas cores nessas caras de azulejo.Precisava mesmo metralhar pigmentos, questions-tags se quiserem, contra essa idéia de comer requentado, de temer temperos desconfortáveis, têmperas de um deslizar incômodo. Por exemplo, essas ilustrações que eu compro nas apostilas e que ficam agredindo meu senso de alguma coisa verdadeira, de cara limpa... Pois chega dessa merda, eu não aprendo com essa merda e a cara de vocês me causa pena de mim mesmo. Se respeito quando ficam ridículos atrás de um chupa-cabras, de um blutufe encharcado de material que nem é seu, ilustrado por um idiota de avental, então por que dar risada de quem procura seu lápis sossegado? Filhos da puta, robozinhos de merda, don’t you? Quero a porra do meu vermelhinho porque inventava coisas com ele, ora. E os caras me zombando: - “Is the pencil red? Are you shure?” – o caralho é red, o lápis é cinza 0,7, ignorantes. E vai voar apostila e notebook nessa espelunca se meu lápis não aparecer!
Se quero um copo d’água, quero sim, mas pra jogar na tua cara e ver borrar esse olho de peixe morto, tia. Tia... ridículo eu aqui, cumprindo as vontades de uma menina bobona, eu repetente, sempre. Repeti o terceiro ano três vezes, três vezes três, nove e noves fora, zero. Zero de recurso, zero de Geografia, zero na carteira pra conta da luz. Já estudou matemática com vela? Dependendo da posição dela, dependendo do vento, uma equação vira um animalzinho esperto, os olhinhos vivos, procurando umas figuras, mais amiguinhos. Eu só ficava aceso assim, imaginando, temperando minha tristeza de ser deslocado, com as figuras que já estavam inventadas, mas uma luminária vermelha como a do Robson não mostrava. “Vira ela assim, torce pra lá, olha agora... Deu pra ver?”. Não, não estava vendo nada e a mãe dele achando que aquela luz era sacanagem sexual, idéia minha – só podia dar nisso, estudar com moleque mais velho, dispersivo: -“Repete de ano e fica bulindo com meu filho, retardado!”. Hoje penso no tanto de sombra naquela cabeça de mãe novinha, que parava em casa e trazia lanchinho, os peitinhos loiros aparecendo na camiseta moderna.
Essa espelunca tem cheiro de lanchinho, de achocolatado. Se a Geografia ficou me atrasando a vida, as equações viraram personagens, lagartos com língua bifurcada, dinossauros. E o Inglês da tia não é pra mim, é pra cumprir minha palavra na editora. Acho que a “tia” se enjoou desse cheiro e fica no passo do que ela adivinha por baixo desta bermuda estampada, um caralho bem red, gostoso como a rebolada pra escrever morango em inglês, de pé, na lousa. Quer que desenhe, tia? E todo mundo rindo com ela vermelha, raiva de mim, tesão de mim. Ora, tia, uma fruta tão simples, nunca viu madura assim? E se encostando levinho na perna dela, só pra sentir a macieza duma tela em branco, e ela, a dureza duma vida de verdade, com cheiro de Tietê, de Marginal atravessada a pé pela Ponte do Limão, pra chegar naquele prédio com símbolo verde com meu lápis vermelho só, e pureza de grafite por dentro. Cumpria passar vergonha de escrever “s/ número” no endereço e a palavra saía com duas línguas sibilando como lagarto. E “profissão” saía com cedilha, encolhida de constrangimento. Falta o Inglês... Será mesmo que falta? E se der um bico nesta porra e fizer barulho entre as pranchas, esparramando tecnologias pelas baias dos colegas: - “Eu faço isso aqui de olho fechado e faço melhor que todos vocês. Ok? Então não vai ter Inglês pra inglês ver, certo?”, e voltava aqui só pra comer a “tia” sibilosa... Desprendido do meu lapão vermelho-red, sujo de tanta imaginação, eu lá do outro lado da Marginal vendo a minha infância chorando de desamparo. Foda-se a infância, vou chorar alto; vou chamar pro pau! You liked these, don’t you, belo rabo?

5 comentários:

Daniel Serrano disse...

Absolutamente fantástico! Foi-me levando, levando, levando, quando vi, i-me, qual o episódio do vaso. Misturou muito bem ali o inglês, não sei bem explicar, mas ficou muito é bom!

Marco Antônio de Araújo Bueno disse...

Marco, meu caro, dado o alto teor de crítica e ironia, sou a favor da inclusão desse conto -- Eu? -- no portal Fundação. Que acha?

Publicaria na seguinte seqüência:

Deslocalidade

Eu?

O Preto.

Um abraço,

Nelson de Oliveira

Blogue: http://urbanalenda.blogspot.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1715138320011900

Pedro B. M. Serrano disse...

reitero, agora pelo blog, o quão bom ficou essa conto! parabéns.

Marco Antônio de Araújo Bueno disse...

PQP, maluco? tá doidão? cheirou cola?
Que merda de história é essa de se fazer de psicologo, mano? os caras tão te procurando aqui no Capão, o Zóião atropelou teu TAG, tem que chegar, mano.
Larga essa merda de cidade aí, ZL na veia. Se fez de escritor pra contar a própria vida, cara? Se contasse na esquina todo mundo ia entender, mas vc resolve contar pra todo mundo, aí tem que dizer que é escritor, que é lance de ficção. Volta pra cola que teus desenho valia mais que naquela merda da monica.

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Eu continuaria na brincadeira mais um tempo, mas acho que não consigo. Quem tem VOZ é tu!
Tem voz de Zona Leste aquele cara do lápis, tem moleton de grafiteiro, de paulistano filho de nordestino, de grafiteiro que começou na TAG, manja? a assinatura deles em esquemas geométricos malucos em que o desafio é encontrar o nome no meio do emaranhado? parece pixação. mas é TAG.
Não sei se eu entenderia o conto assim sem a preparação, mas agora nunca mais vou saber mesmo, sei que gostei bastante, bastante pra cacete. É uma janela, um olho-mágico pra o outro lado, mas não deforma, ao menos eu não acho que deturpa uns traços do Mano típico, nem glamuriza nem difama. É a vida cotidiana do cidadão que pega metrô lotado, que tá na cidade com mais peças de teatro no mundo, mas nunca viu um. Só um na escola uma vez.

Bora que bora...
Mano Toresan
{A.Toresan é fotógrafo e cinegrafista, da equipe da revista RODA*. Este comentário foi feito quando o conto ainda estava inédito}

Marco Antônio de Araújo Bueno disse...

Luciano Garcez disse...
Nunca o "Real" por perder de vista, e nenhuma concessão ao fantasmático. Sempre o cerne e o prosaísmo dichten em sua pena sem pena alguma, caro Marco. Salut ! Agora entendo melhor meus "umbrais" ditos por vc, remirando-os contra as suas portas de inox de verbo cinematográfico.

E, por princípio de realidade: Eu ?
[Garcez é poeta, maestro, compositor e colunista do www.e-chaleira.blogspot.com ]