Raras e raros queridos,
A revista "Portal Neuromancer" (os nomes homenagearão expoentes da ficção científica, das utopias, distopias e congêneres), com uma tiragem, cotizada, de 200 exemplares (cada um receberá 20 para divulgar entre formadores de opinião e imprensa literária) trará, em 10 de dezembro próximo, três contos meus, já selecionados pelo editor, o ficcionista e crítico Nelson de Oliveira.Trata-se de uma publicação que privilegia a experimentação com a linguagem e destina-se ao deleite de leitores "raros". Eis os títulos:
- "Processador Central";
- "O Pacote" e
- "Sobre a Explosão na 'E.H.M.' - Desdobramentos"
Mantive a pegada do Conto Breve e, em dois deles, uma simetria no número de linhas de cada parágrafo, além de umas invencionices gráficas para sinalizar marcadores temporais (as ações ocorrem num futuro indeterminado, de cujos contornos, pode-se inferir alterações de linguagem, de clima, de valores, além de usos e contumes peculiares.), contornando as obviedades do gênero.
Disponibilizarei a bibliotecas e núcleos de leitura, livrarias especiais e centros de oficinas literárias parte do material. Outra, a críticos, aficcionados e docentes de universidades.
Os respectivos textos, quando não postados em meus blogs (http://www.literaujobuenopsi.blogspot.com/, p.ex.), ficarão disponíveis por e-mail .
(araujobuenopsi@gmail.com) ou no site editorial http://www.mesadoeditor.com.br/
Agradeço sugestões gerais
outubro 06, 2008
TINTA FRESCA: Revista "NEUROMANCER" vem pro Natal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
. Estive naquelas maratonas de aulas, palestras, bancas e mais uma inifinidade de coisas. Queria apenas te dizer que seu conto é muito instigante e deixa o leitor vulnerável a tantas explosões de sentidos. Sua escrita é muito potente em promover associações, cadeias de significantes. Nem sempre, confesso, consigo acompanhar com retidão, pois as palavras se movimentam de forma muito ágil. Não é um texto "palatável", no sentido gourmet da coisa, o que só o promove a peça verbal singular. É inegável que seus micro contos estão crescendo de tamanho... Mas ainda funcionam como micro cosmos.
Um abraço grato pelo presente
Yudith Rosenbaum
{Profa Dra.Yudith Rosembaum leciona Literatura Brasileira na USP e leu o material do meu doutorado com a enorme generosidade que a caracteriza e atorna tão querida. O conto a que se refere é "Sobre a Explosão na 'E.H.M.'- Desdobramentos".}
[O NOME DA REISTA É REUROMANCER]
[ O NOME DA REVISTA É NEUROMANCER]
Neuromancer, eu conheço, mas não recebi o primeiro exemplar. Sei que é limitado. Mas se você puder me colocar na lista para receber, agradeço.
Sou viciado em ficção científica, apesar de ter escrito quase nada no gênero.
FC é o meu deleite pessoal, quando quero me afastar dessa concreta realidade vaporosa dos nossos dias.
Abração,
Digo.
{O escritor Rodrigo Novaes tem publicado no Cronópios e o nome do primeiro portal, já esgotado é "Solaris}
{ANOTAÇÕES IMPORTANTES}
Primeira etapa do projeto dos protais
Edição de seis números da revista (um por semestre), no sistema de cooperativa, mesclando autores de FC e do mainstream, escrevendo ficção científica. A pequena tiragem (200 exemplares) será paga pelos participantes e os exemplares serão divididos entre eles.
Nessa etapa não haverá nenhum retorno financeiro. O objetivo é ter uma publicação de altíssima qualidade literária, que vire referência entre os escritores e os estudiosos de ficção científica e também entre os escritores e os estudiosos do mainstream. Ou seja, planejamos uma revista para a intelligentsia, que vire um marco na FC nacional e na literatura em geral. Essas seis edições não se destinam ao grande público, mas apenas ao pequeno grupo de aficionados mais refinados. Isso incrementará inclusive a carreira literária de cada um dos autores envolvidos.
Segunda etapa
Transferir o projeto, agora já relativamente conhecido, para uma editora, que cuidará da impressão e da distribuição dos próximos números. A tiragem agora será de no mínimo 1.500 exemplares e os autores publicados receberão direitos autorais.
Nélson de Oliveira
Muito bom. O W.S. das horas crepusculares ficou sensacional.
Abç,
Digo.
{Rodrigo Novaes, escritor, sobre trecho do conto "A Fila", previsto para a NEUROMANCER de dezembro}
muito interessante a revista...
Postar um comentário